quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Los Angeles, 1984. Um local e um ano que ficam para a história do desporto nacional


Evocação: Passaram 25 anos sobre a medalha de ouro de Carlos Lopes nos jogos de Los Angeles
“O meu feito foi sobre-humano”

Carlos Lopes entrou para a história há 25 anos com a conquista da primeira Medalha de Ouro para Portugal em Jogos Olímpicos. Foi na Maratona dos Jogos de Los Angeles, em 1984, com recorde olímpico – 24 anos com a melhor marca da Maratona, fixada no tempo de 2h00, 09 m e 21s.

Lopes lembrou aquela tarde histórica nos Estados Unidos, já madrugada em Portugal, em declarações ao CM. "O meu feito foi sobre-humano. Já corria muito para aquela época. Ganhei com um recorde olímpico que durou 24 anos e que foi o mais antigo até ser batido em Olimpíadas."

Para quem viu pareceu fácil, tal a naturalidade com que o atleta, então com 37 anos, correu pelas ruas de Los Angeles. Lopes explicou o segredo. "Eu era um excelente atleta, tinha mentalidade forte e classe, mas treinava muito. Fiz 12 mil quilómetros a treinar nesse ano e uma média de 36 quilómetros por dia. Era funcionário de um banco e quando não era dispensado do meu trabalho acordava às 06h00 para ir treinar. Fazia-o de manhã, depois à tarde e trabalhava entre as 13h00 e as 17h00 [no Fonsecas e Burnay]."

Para Carlos Lopes, a vitória em Los Angeles é fácil de definir: "Foi um momento único na história do desporto nacional", disse o ex-atleta, apontando a persistência, o sacrifício e a mentalidade como chaves do seu sucesso. "Fiz tudo de maneira perfeita. Nos Jogos Olímpicos, sabia que a minha preparação me iria levar à medalha de ouro.Parti para a corrida com essa convicção ", concluiu o maratonista.

Apontamentos

Sem Cassete

Lopes lamentou não ter a cassete com a prova nos Jogos. "Acho incrível. Gostava de ver, mas não tenho as imagens", registou.

Acidente

Lopes foi vítima de um acidente quando treinava – foi atropelado – 15 dias antes dos Jogos. Ficou combalido mas recuperou rapidamente.

Veterano

Lopes ganhou a Medalha de Ouro já com 37 anos e perto do final de carreira marcada por muitas vitórias nas pistas e no corta-mato.

Depoimentos

"Andava eu a tocar nas ruas e no Metro" (Jorge Palma, Músico)

"Em 1984, andava eu entre Paris e Lisboa, à boleia, a tocar nas ruas e no metro quando soube da vitória extraordinária do Carlos Lopes. Claro que se sente um certo nacionalismo saudável. Temos sempre orgulho em Portugal nestas alturas!"

"Estava Certamente a ver e a torcer por ele" (Mário Zambujal, Escritor)

"Não sei onde estava nesse dia mas, certamente, frente a um televisor a torcer por ele e pela vitória que, sendo dele, foi também de todos nós. Somos uma raça gregária que se entristece e se alegra com os nossos."

"Não sei se Sofreu mais do que eu" (José Lello, Dirigente do PS)

"Lembro-me que fiquei acordado para ver e com uma grande angústia, depois de ter sido espoliado nas Olimpíadas anteriores. Foi uma grande alegria. Tenho dúvidas de que tenha sofrido mais do eu."


Autor: Nuno Miguel Simas
Jornal: Correio Da Manhã

--------------------------------------------------------------------------------
Olá a todos!
Hoje vim homenagear um grande português e lutador que é o nosso Carlos Lopes, ele que muitas medalhas ganhou por nós e, lutou ao longo de cada corrida para nos oferecer as medalhas ao nosso pais, que é Portugal e, VIVAAAA PORTUGAL!!!
Beijinhos e fiquem bem.

Sem comentários: